Resenha do livro Febríssima de Ludmila Clio


resenha livro Febríssima Ludmila Clio - Tamaravilhosamente

Oii, meus maravilhosos, tudo bem? Hoje compartilho com vocês a primeira resenha do blog! E será a resenha do livro “Febríssima” de Ludmila Clio


A Ludmila já nos concedeu uma entrevista aqui, vocês lembram? Para quem não leu ou quer relembrar, pode clicar aqui para ler. Agora vamos à resenha do segundo livro de poesias desta escritora maravilhosa.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Livro: Febríssima
Autora: Ludmila Clio
Editora: Chiado Editora
Páginas: 138
Data de publicação: Maio de 2016
Gênero: Poesia
Coleção: Prazeres Poéticos
ISBN: 978-989-51-6462-2


SINOPSE:
“Poesia é a ponte entre a reflexão de um pensador e a agonia de toda humanidade”. Ludmila Clio capta com maestria esse conceito. É possível sentir o anseio de mudança em cada nova atmosfera dessa obra incendiária. O eu lírico da autora me faz sentir perdido em um imenso campo de girassóis: versos conflitantes e insolúveis.
"Febríssima" é um termo criado pela autora para designar uma força brutal e faminta. Força essa que simplesmente não consegue conviver com a monotonia e a passividade que a geração atual apresenta. Para Febríssima, é preciso ver faíscas nas pessoas. Um indivíduo morno pode trazer toda a madeira necessária, mas somente um indivíduo febril pode torná-la fogo! Os principais ícones da História foram aqueles capazes de inflamar suas dores, tornando visível a fumaça de novas realizações. Seja você parte dessa combustão. Deixe arder!
— Diego Velleno, escritor.


Escrever esta resenha foi o maior desafio que já tive no blog até hoje. Primeiro porque eu sei que a escritora lerá a resenha (isso dá um nervosinho). Segundo, ela é minha escritora favorita e amiga (ser imparcial foi muuuiiito difícil). Terceiro porque tenho dificuldades de expressar em palavras o que senti com essa leitura.

Outra confissão: a resenha surgiu antes do término da leitura (pode isso, Arnaldo?). Numa noite, após ler algumas poesias, eu não conseguia dormir pois sentia uma vontade enorme de falar sobre o “Febríssima” para alguém. Então peguei o papel mais próximo e contei para ele rsrs. Claro que foi o rascunho do rascunho... Mas chega de conversa e vamos à resenha.

resenha livro Febríssima Ludmila Clio - Tamaravilhosamente1


As poesias de Ludmila Clio não são abstratas, como um conjunto de palavras sonoras, bonitas, mas sem sentido. Pelo contrário, elas são muito sentidas, quase que palpáveis e supervisuais. É possível sentir a poesia como se fosse uma amiga que você leva contigo por onde for. Você se sente abraçado pelas palavras, envolvido pelos sentimentos profundos que ela expõe, ao ponto de se aconchegar neles como se fossem um abrigo.

Ao mesmo tempo que temos vontade de devorar o livro em um instante, a leitura se torna demorada por conta desse envolvimento que criamos. Você se apega à poesia de uma forma que não consegue mais se separar dela e ir para a próxima. Então, você se lembra que precisa continuar e, ao ler a poesia seguinte, sente a mesma ligação com ela também.

As palavras são tão cirúrgicas que você se sente exposto. Há a sensação de ter seus pensamentos lidos pela escritora. Eu já falei sobre isso quando respondi a TAG dos 7 pecados capitais literários. Ludmila expressa com perfeição os sentimentos que carregamos diariamente. Expressa o amor como ele realmente é, nem sempre tão romântico e belo como sonhamos. Fala da dor daqueles que são sensíveis demais, que absorvem os sentimentos de todos ao redor (esses são os poetas, claro). Expõe a angústia dos que não se sentem compreendidos pela sociedade. Aliás, um dos sentimentos predominantes é este da inadequação social. Realmente é impossível se adequar a um mundo onde as pessoas sabem o preço de tudo, mas não sabem o valor de nada.

resenha livro Febríssima Ludmila Clio - citação - Tamaravilhosamente
Trecho da Poesia "Tudo é Dor", Livro: Febríssima, p. 43.
Créditos da imagem: Blog Copo de Letras
Sobre o aspecto físico do livro, minha avaliação também é excelente. A capa é de um material firme e resistente, há orelhas no livro e como vocês já viram, a imagem da capa é linda!!! Reflete exatamente a essência febríssima da autora, como bem dito por Diego Velleno na sinopse. O papel das páginas também é de ótima qualidade, não é aquele papel branco e fino, ele é grossinho e amarelado. E o cheiro é maravilhoso (todo leitor que se preze, cheira o livro antes de ler rsrs). Sem falar nas ilustrações que dão ainda mais vida às poesias. O ilustrador Vanz Santos arrasou desde a capa até as ilustrações internas. Uma perfeita união entre a arte escrita e a desenhada. Para quem adquiriu o livro na pré-venda, a escritora enviou um mimo: sementes de girassóis prontas para serem plantadas! *---* Muito amor não é mesmo?! 

resenha livro Febríssima Ludmila Clio - Tamaravilhosamente

resenha livro Febríssima Ludmila Clio - Tamaravilhosamente

resenha livro Febríssima Ludmila Clio - Tamaravilhosamente


Febríssima é um livro apaixonante que te surpreende desde a capa até a última página. Com certeza, ao final da leitura, você que não conhecia a Ludmila se sentirá íntimo dela. A sua alma está rasgada nas páginas deste livro. E eu te desafio a não sentir empatia por ela. Duvido que conseguirá ler e não ter sua alma incendiada também.

Último aviso: se você não sabe nadar nas águas literárias, tenha cuidado para não se afogar. Aqui o mar é muito profundo!


♡ DOIS CONVITES ESPECIAIS ♡ 

O lançamento do Febríssima será nesta quinta-feira, dia 11/08, no Piola de Cambuí (Campinas/SP), a partir das 19h. Se você for da região, compareça! Mais informações sobre o evento aqui. A escritora avisou que ainda há sementes de girassóis para presentear quem adquirir o livro no lançamento também! <3

resenha livro Febríssima Ludmila Clio - lançamento - Tamaravilhosamente

E o Febríssima também está na 24ª Bienal Internacional do Livro de SP! Isso mesmo, Ludmila Clio estará no stand da Chiado Editora, a partir das 13h. Clique aqui, saiba mais sobre o evento e prestigie.


livro Febríssima Ludmila Clio - Bienal SP - Tamaravilhosamente

Se você não puder ir ao lançamento nem à Bienal, mas quer adquirir os livros da Ludmila, pode acessar o site da Chiado Editora neste link ou ainda entrar em contato diretamente com a escritora pelo e-mail ludmilaclio@hotmail.com. Se preferir, envie uma mensagem nas redes sociais: Facebook| Instagram| Twitter. E, claro, acesse o Blog Copo de Letras para ler as poesias dela. ;)

Espero que tenham gostado da resenha. Quem aí gosta de poesia e ficou com vontade de ler o livro (ou já leu)? Conversem comigo nos comentários! <3 Aproveita e compartilha para seus amigos conhecerem também! :)

Beijos, até o próximo post!




CONVERSATION

50 comentários:

  1. Oi Moça!
    Adorei sua resenha!
    Gosto muito de ler poesia, e esse livro parece ser super legal e profundo.
    E que bacana que ele vai estar na bienal, eu tô doida pra que comece logo haha

    Um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Paloma! Fico feliz por ter gostado da resenha. Sim, esse livro é muito profundo mas ao mesmo não é uma leitura pesada. Aproveite a Bienal por mim! To sofrendo por não poder ir :'(
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu também escrevo poesias e comecei recentemente a fazer resenhas, inclusive eu acho que o livro mais difícil de se fazer resenhas é o de poesias. Poesias é a face mais sensível da escrita de um escritor, e aquela que pode ser interpretada de várias formas pelo leitor. Parabéns pela sua resenha! Palmas pra ti e para a escritora. Me interessei pelo livro e assim que puder quero adquirir, achei uma graça a distribuição das sementes de girassol. Vou anotar os dados com carinho, embora eu tenha quatro livros aqui para ler. Socorro! Amei, amei, amei. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ciana, muito obrigada pelos elogios. Concordo que livro de poesia é o mais difícil de resenhar, mas fico feliz por ter conseguido transmitir um pouco do que senti com essa leitura.
      Continue escrevendo suas poesias! Já li algumas e adorei a forma que você as associa às músicas.
      Deixa o livro salvo na sua listinha e adquira mesmo quando puder, você não vai se arrepender. Eu também tenho uma fila de livros pra ler, SOCORRO mesmo! hahaha
      Beijos!

      Excluir
  3. Eu não estou acostumada com poesia, tenho certa resistência pra falar a verdade. Acho que é só porque não tentei ainda mesmo hahaha.
    Imagino que tenha sido difícil resenhar esse livro mesmo, por todo os motivos que você citou e também porque é bem difícil resenhar poesia. É tão subjetivo, o que passa pra um leitor pode não passa pra outro e assim vai... Mas você fez muito bem. Beijoss <3

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carol, quebre sua resistência à poesia e experimente. Tenho certeza que vai gostar. Mas eu te entendo, muita gente também tem dificuldades com poesia pois há diversas tipos do gênero e algumas são mais difíceis de entender, de toda forma te aconselho a passear pelo blog da Ludmila e experimentar algumas de suas poesias. São profundas, mas como falei, super sentidas!
      Beijos! E obrigada pelos elogios!

      Excluir
  4. Ah, e esqueci de falar. AMEI A IDEIA DAS SEMENTINHAS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah muito amor né. Eu também fiquei encantada! Preciso arrumar um cantinho para plantar as minhas! <3

      Excluir
  5. Eu não costumo ler livros de poesias, pois a maioria são com palavras difíceis, e eu acabo não conseguindo entender nada do que o autor quis dizer com a poesia, e pra não dar uma nota ruim por não ter entendido, acabo optando por não ler. Mas esse livro não parece tão difícil quanto os que costumo ver.
    http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ju, como falei com a Carol muita gente tem essa dificuldade mesmo. Eu também não aprecio poesias cheias de palavras rebuscadas mas que não fazem sentido para mim. Mas como disse na resenha, as poesias da Lud não são assim, pelo contrário, você conhece perfeitamente identificar a situação e visualizar uma cena. Te aconselho a experimentar também. Sei que vai gostar!
      Beijos!

      Excluir
  6. Oláá Tami
    Tem como não amar essas poesias? E os girassóis? E a Ludila? Não né?!
    Pois é... Assim também não teria cm não amar essa resenha!
    TU ARRASOU DEMAIS, amei as fotos e o trecho do poema "Tudo é dor" (Ele é um dos meus favs, aliás todos eles são aksoaksopakoskopa)
    GENTE, só choro por não poder ir no lançamento e na Bienal! :(
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como não te amar, Elô!? Também não! <3 <3 <3 Muito obrigada, maninha! *-*
      Aaiiin nem fala sobre não irmos ao lançamento e à Bienal, ainda não to preparada para superar isso! :'(
      Beijos!

      Excluir
  7. Olha você está super de parabéns pela sua primeira resenha, ficou ótima. Sei o quanto é difícil a gente resenhar ou falar que um livro que é muito especial, já senti várias vezes isso. E a sensação de não conseguir dormir... sei muito bem o que é isso rs Achei a capa desse livro lindíssimo, os girassóis, as cores, tudo muito lindo. Estou super triste por saber que não poderei ir lançamento porque moro tão longe :(
    Parabéns para a autora pelo livro, e parabéns para você, Tamara, pela resenha.
    Beijos.

    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah muito obrigada, Emi! Fico imensamente feliz em receber seu comentário e saber que você me compreende.
      Eu também não irei ao lançamento, menina, pensa como estou sofrendo! :(
      Mas obrigada mais uma vez! Beijos!

      Excluir
  8. Poesias bem escritas fazem isso com a gente. Nos abraçam! Gostei da forma delicada como conduzistes a resenha!

    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Luisa! Que bom que gostou! Muito obrigada pelo comentário! <3
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá,
    Nunca fui muito fã de poesia, mas fiquei tentada em dar uma oportunidade à obra em questão. Isso pelo fato de você descrevê-la como palpável.
    Me surpreende um pouco.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Michele! Dê uma chance ao Febríssima! Como falei com as outras meninas, acesse o blog Copo de Letras da Ludmila e leia algumas poesias dela, tenho certeza que irá se identificar com alguma, assim terá mais vontade de dar uma chance ao livro! ;)
      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. Gente, sua resenha <3 Dá pra perceber o quanto você gostou do livro e o quanto ele mexeu com você.
    Corajoso da sua parte fazer a 1ª resenha do blog sobre um livro de poesias. Pra mim, esses são os mais difíceis. Até pra ler, tenho certa dificuldade.
    Mas a sua ficou ótima. Espero que faça mais!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Talita! Sim, foi muito desafiador fazer essa resenha, mas super prazeroso também. Fico feliz por você ter gostado!
      Farei mais resenha sim!
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  11. Confesso que eu amo ler, mas não sou muito fã de poesia :/ Acho meio chatinho x.x
    Porém, você fala tanto da Ludmila, que to pensando em dar uma chance e procurar ler o livro. Até porque, a resenha foi maravilhosa <3
    Beijos, Tamy ;*

    It's Geekly | @wendyfaquim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah muito obrigada Amiga! Olha pode confiar em mim as poesias dela não são chatas. Acessa o blog dela e leia, tenho certeza que vai gostar!
      Beijos, sua linda!

      Excluir
  12. Adorei o nome do seu blog. Confesso que não costumo ler poesias, prefiro ler uma longa história, mas gostei da sua resenha, ficou ótima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ana, obrigada! Esse nome demorou para sair, mas consegui algo que me identificasse rsrs
      Obrigada pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  13. Que livro lindo e resenha maravilhosa! Fiquei com muita vontade de ler :)

    Beijo!
    Cami.

    www.delamila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cami, que bom que gostou! Pode entrar em contato direto com a Ludmila e adquirir o livro! :)
      Beijos, obrigada pelo comentário!

      Excluir
  14. Gente fiquei super interessado em ler o livro, ainda mais pelo trexo . Um indivíduo morno pode trazer toda a madeira necessária, mas somente um indivíduo febril pode torná-la fogo!
    concordo plenamente^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Diego arrasou na sinopse mesmo, também amei essa frase, Rogério!
      Você pode adquirir o livro direto com a Ludmila!
      Beijos, obrigada pelo comentário!

      Excluir
  15. Adorei a resenha e quero muito ler esse livro! Fico encantada por poesias e tenho certeza que esse livro é incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sthefani, obrigada! Leia o livro mesmo, você vai amar!

      Excluir
  16. Achei muito amorzinho essa capa cheia de girassóis, ficou linda e muito delicada. Quando era mais nova era fã de poesia e acho que as desse livro são belíssimas :)
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Amanda, as poesias são belíssimas! E essa capa é mesmo encantadora. Obrigada por seu comentário, beijos!

      Excluir
  17. Acho poesias incrível, mas eu sempre tive um dificuldade em ler livros assim, mas suas resenha ficou ótima e deve dar um orgulhinho de ver uma amiga sua fazendo um trabalho tão legal e inspirador né? Parabéns ♥

    www.vitrolanavitrine.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, Fernanda, morro de orgulho dela! <3 Obrigada pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  18. Confesso que não sou muito de ler poesias, mas adorei a resenha e o livro parece ser bem interessante.

    www.gauchice.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Nathacha! Te entendo, sempre temos um gosto por algum gênero literário em detrimento de outro né. Obrigada por seu comentário! Beijos!

      Excluir
  19. Amo poesias e já estou louca para ler esse livro. Sua resenha foi muito gostosa de ler. ♥ Fui comprar e está em euro, ta certo isso? Enfim, deve ser um livro maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jéssica! Que fofa você, muito obrigada! <3 Te mandei in box no face explicando tudo. No site da Chiado está em euro mesmo pois a editora é de Portugal com sede no Brasil, mas você pode entrar em contato direto com a Ludmila que ela envia o livro para você! :) Beijos e obrigada!!!

      Excluir
  20. Não costumo ler poesias, mas confesso que admiro muito quem consegue escrever, sua resenha ficou ótima, bem explicadinha e parabéns pelo autógrafo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirela, muito obrigada! :D Eu também admiro muito os poetas!
      Beijos e obrigada por comentar!

      Excluir
  21. A poesia me ensinou a ler, sou grata, mas na loucura diária ela vai perdendo espaços para as materiais. O livro parece ótimo gostei do fato de ser escritas mais realistas.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid, tire um tempinho para voltar a ler poesias, tenho certeza que te ajudar a relaxar para os outros estudos. Obrigada por comentar! Beijos!

      Excluir
  22. eu leria só pela capa! GENTE AMO GIRASSÓIS! HAHAHA Não gosto mt de poesias, mas vc falou tão bem q me deu vontade de ler. Amei ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha como não amar girassóis né Kalyne? <3
      Que bom que gostou, dê uma chance à poesia, quem sabe você não passa a gostar também. Beijos! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  23. Que amor! Essa capa já me deixou apaixonada, aí descubro que é um livro de poesias, como não amar? Já quero um exemplar... Só me falta o dim dim, mas foi pra minha listinha. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guarde na listinha, Karen e assim que puder você compra! :) Tenho certeza que vai gostar! Enquanto isso você pode visitar o blog da Ludmila e ir se deliciando com as poesias dela ;) Obrigada pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  24. Ao ler sua resenha já super me identifiquei com o livro. Parece ser um ótimo livro pra quando a gente se sente meio deslocado, perdidos em sentimentos e momentos difíceis.

    Muito bacana ter uma amiga escritora né :D Parabéns pra ela!

    Beijos,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou, Débora! Sim, é maravilhoso ter uma escritora na minha vida. Me sinto muito privilegiada mesmo!
      Obrigada por comentar!
      beijos! Volte sempre!

      Excluir
  25. Eu adoro esse tipo de livro, livro poético. O livro parece ser realmente encantador pelas suas palavras, ja quero incluir na minha listinha de livros que vou ler nas minhas próximas férias e venho aqui te falar o que achei. 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Karina, fico muito feliz por você ter se interessado. Isso mesmo, leia e depois me conte sim, por favor!
      Obrigada pela visita, volte sempre!
      Beijos

      Excluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!

Voltar
ao topo