Esqueça seu blog!



A dica de hoje é para meus amigos da blogosfera. O título não é só pra chamar a atenção, não. Quero falar isso mesmo para você: esqueça seu blog!


Antes de falar isso para vocês, precisei falar para mim mesma. Vou explicar. Criei o Tamaravilhosamente neste ano, de forma despretensiosa. Já falei aqui que meu motivo era só ter um cantinho para "guardar" meus textos. Mas acabei descobrindo uma paixão. Escrever sempre foi uma terapia pra mim, mas poder compartilhar meus pensamentos e encontrar gente que se identifica com eles é maravilhoso.

Eu percebi que não dava para somente postar os textos e ideias, precisava ter qualidade. Então comecei a pesquisar sobre tudo, configurações, dicas para criar conteúdo... Comecei a interagir com outras blogueiros, trocar experiências. E quando me dei conta estava super envolvida neste meio.

Mas cheguei no nível de ir dormir pensando que no dia seguinte precisava compartilhar no instagram o post novo ou estava almoçando e lembrava de que precisava criar alguma imagem para a próxima postagem. A realidade é que comecei a viver em função do blog.

Isso pode parecer exagero para quem está a apenas 3 meses nesse mundo e nem ganha nada financeiramente com isso. Mas é que sou mesmo assim. Me empolgo absurdamente com algum projeto novo e quero fazer tudo da forma mais perfeita possível, mesmo que seja apenas uma diversão.

Veja, eu acredito mesmo que devemos dar o nosso melhor para tudo, fazer as coisas com excelência é algo natural pra mim. Acho que todos deveriam se empenhar para fazer as coisas bem feitas, seja lá o que for. Mas tudo em excesso faz mal, até a dedicação.

Li recentemente um texto da Loma Sernaiotto dizendo que iria parar de blogar. Ela estava decepcionada e esgotada. Chegou a um nível de total dedicação ao trabalho no blog, principalmente para ajudar as pessoas e esqueceu-se de si mesma. É isso que quero destacar hoje. Não quero perceber que esforcei tanto para uma área e esqueci das demais.

Conversando com outras blogueiras, comentamos que muita gente entra na blogosfera querendo lucrar rapidamente. E chegamos à conclusão que isso é um erro, pois primeiro devemos criar conteúdo por amor, pelo prazer que isso proporciona. Isso é para tudo na vida, fazer algo por obrigação e somente com a intenção de ganhar é sofrimentoPor outro lado, se envolver exclusivamente com algo pelo prazer que aquilo te dar também vai te levar ao nível de te fazer mal. Ninguém vive só do trabalho (e quando vive assim, vive doente) ou vive somente da diversão (se vive assim não trabalha, salvo se não precisa trabalhar mesmo né).

Precisamos entender que, em algum momento, teremos que esquecer do nosso blog. Esquecer que temos comentários para responder, que temos que compartilhar em todas as redes, esquecer dos e-mails... E isso não será por descaso com o blog e os leitores, mas por cuidado próprio, cuidado com nossa família e com outros projetos que temos.

Para finalizar, queria compartilhar uma história de uma amiga-irmã blogueira que eu admiro muito, a Elô (Eloísa Pompermayer). Ela sumiu um pouquinho do blog dela, o Jovem Literário, por conta da faculdade e para ficar mais tempo com o pai, que está se recuperando de um acidente. O blog da Elô conta com outros dois colaboradores, então continuou tendo conteúdo e ela também continuou postando e interagindo mas com ritmo menor. Ontem, ela falou na FanPage sobre seu retorno ao blog agora nas férias. Achei linda a atitude dela de saber reduzir o ritmo com o blog para cuidar da sua vida pessoal e como ela sabe administrar e planejar o tempo para cuidar de tudo. Acredito que esse é o segredo. 

Já falei demais, espero que tenham entendido esse meu momento "conselho de amiga" e desejo que todos nós tenhamos mais sabedoria para administrar nosso tempo e nossos projetos.

E você tem alguma dica para compartilhar, acha que também precisa esquecer um pouco o mundo virtual? Me conta nos comentários ou nas redes: 
  




CONVERSATION

12 comentários:

  1. Oláá Tami
    Excelente post, sabe esses dias quis muito escrever algo assim, pretendo contar minha experiência com esse 'pause' na minha vida de blogueira com dicas pq se desligar é difícil ainda mais qdo se ama o que faz, mas é super necessário!
    Excelente conselho e fico contente que vc viu isso já no começo, pq eu mesma levei 1 ano para perceber, me desgastei, chorei e sofri até que a vida ,e chacoalhou com o acidente do meu pai e vi que minha vida existe além do virtual e tempo passava sem eu estar vivendo!
    Bjoos

    Eloísa Pompermayer
    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Elô! *-* Muito obrigada pelo comentário e por me inspirar sempre! Escreva mesmo, ouvir uma história como a sua é muito motivador. Deve mesmo compartilhar com mais pessoas.
      A vida é mesmo um eterno aprendizado e poder contar uns com os outros a torna mais leve. Beijos sua linda, fica com Deus! <3 :*

      Excluir
  2. Olá Tamara!!
    Nossa, sem duvida esse seu post foi muito esclarecedor e tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas! Concordo muito com você que devemos fazer as coisas com excelência, mas nunca podemos chegar ao ponto de deixar de cuidar de nós mesmos para concretizar essa excelência!
    Adorei o seu post!
    Beijos!
    http://umtaldelucas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lucas, que bom que você gostou do post. Fico feliz em saber que fui compreendida. É isso mesmo, precisamos buscar o equilíbrio para não nos prejudicarmos nossa vida pessoal também.
      Obrigada pelo comentário e pela visita. Volte sempre!
      Beijos!

      Excluir
  3. Isso é verdade, comecei a pouco tempo com o meu blog o www.reparenabagunca.com.br e tem dias que vou dormir com a cabeça tao cheia de "criar imagem do post""editar aquele post que não terminei""postar no instagram" porque também sou dessas que quando se empolga com algo fica ansiosa, mete a cara pra tudo e quer fazer logo. Mas quando estou fazendo outras coisas eu consigo esquecer do blog até porque se não esquecer, não faço nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Vitoria! Que bom que você me entende. É assim mesmo, a gente mergulha no mundo do blog e fica super envolvida. Mas que bom que você consegue se desligar também para dar conta da suas outras atividades.
      Obrigada por sua visita aqui e comentário! Beijos, linda! Volte sempre! <3 :*

      Excluir
  4. Na verdade, muita gente inclusive eu, acha ou pelo menos achava até se aventurar em um, que ter um blog é fácil, que basta criar o post e joga-lo no ar, mas isso se torna um erro a partir do dia que você começa amar o cantinho que vc criou, e passa ter um cuidado, um zelo maior, dai vc se desdobra nas pesquisas, em divulgação, e acaba que seu dia foi embora e vc nem viu. Tem dias que eu me deparo e vejo que passei a tarde toda, cerca de 5 horas seguidas, pesquisando algo para o blog, ou então estudando algo relacionado a ele, mas tudo envolve o blog. O segredo é organizar melhor o tempo, separar dias e horários para se dedicar somente ao blog, porque se não... A coisa não flui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Lorena. Antes de começar a blogar a gente pensa que é fácil e, na verdade, tem gente que consegue mesmo só criar as postagens e nada mais. Mas para quem gosta de se dedicar não tem outro jeito, gastamos muitas horas pesquisando e planejando igual você falou mesmo.
      Também acho interessante organizar o tempo e separar alguns dias só para o blog, estou tentando fazer minha rotina assim, mas ainda estou meio tumultuada rsrsrs
      Beijos, querida! Obrigada por sua visita e volte sempre! <3 :*

      Excluir
  5. Olá, Tamara!
    Obrigada por visitar o Escritora. Já me peguei nessa paranóia de dormir pensando no blog. Então, um dia um alerta ecou e pensei: Espera, o blog é para ser uma ferramenta de alegria e não de estresse. Ótimo post.

    Beijos.
    http://escritoradeterminada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Di! Que bom que você também percebeu isso a tempo. Realmente precisamos ter o blog como algo que nos faça bem e não nos deixe estressada.
      Obrigada por sua visita aqui também. Volte sempre, flor! Beijos!
      Tamara

      Excluir
  6. Que post maravilhoso!! Victor mesmo diz que eu levo o blog muito a sério e sei que levo... Estou tentando diminuir um pouquinho. A começar pelo ritmo de postagem. Até porque, a cada postagem, gasta-se muito tempo compartilhando em grupos, redes sociais, criando fotos, editando, etc etc, você sabe... Antigamente assim que chegava um comentário eu já via necessidade em responder, hoje sei que eles não fugirão dali haha. Acho que com o tempo vou esfriando mais a cabeça quanto a isso... Tenho tentado separar dias pra me dedicar muito ao blog e outros bem menos, porque preciso fazer outras coisas também né?! Beijos!!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, Carol! Com o tempo a gente vai conseguindo se desligar um pouco e não pirar tanto a cabeça mais. Eu também era assim igual você, mas to aprendendo a me organizar para dar conta de tudo e priorizar as coisas mais importante. Com o tempo vamos aprendendo rsrs Que bom que gostou do texto!
      Beijos, volte sempre!

      Excluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!

Voltar
ao topo