TCC: 10 Dicas Maravilhosas para fazer o seu

TCC: 10 Dicas Maravilhosas para fazer o seu - Tamaravilhosamente


Olá meus amores, tudo bem?

Este blog tem de tudo mesmo, né. Tem até dicas para fazer o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) hahaha. Mas sabe por que estou falando sobre TCC? É porque eu estou fazendo um TCC! O segundo da minha vida! Estou na pós-graduação e chegou a reta final. Agora fico me lembrando da época do TCC da faculdade, aqueles desesperos todos... Mas também lembro como os venci. Ainda na graduação eu pensei nessas dicas e compartilhei com os alunos do período anterior da época. Hoje quero compartilhar com vocês. Então, vamos nessa!

1) TCC não é um monstro!



Ele não morde... Só rouba sua vida, mas isso é normal considerando que você escolheu cursar uma graduação (principalmente se for de Direito) e já não tem vida mesmo. Pense nele como mais um trabalho apenas.


2) Escolha seu tema logo


Como?! Pense numa área com a qual você tem afinidade. Busque assuntos atuais. A biblioteca e os sites sobre o tema são seus aliados. Converse com professores, eles estão aí pra te ajudar.


3) Inicie as pesquisas


Organize o material e vá salvando tudo o que encontrar sobre o tema. Faça apontamentos, pense num sumário. Salve os endereços dos links e a data de acesso também. Você vai precisar deles na hora de fazer as referências. Também não esqueça de salvar as referências bibliográficas dos livros também.


4) Cuidado com a bibliografia


Cuidado com as fontes (internet, revistas desconhecidas). Vá à biblioteca, leia os periódicos, livros, use o google acadêmico. Não tenha preguiça, você precisa de fontes confiáveis, então procure nos lugares certos.


5) Procure um orientador

tcc dicas orientador professor Girafales - Tamaravilhosamente
Não resisti a essa imagem, desculpa rsrs.

O orientador não virá até você. Também não será, necessariamente, aquele professor brother, seu melhor amigo, o mais legal. Tem de ter conhecimento sobre o tema, estar disposto a aprender e a te ensinar. Converse com ex-orientandos pra saber mais sobre o possível orientador.



6) Seja organizado


Você precisa saber onde encontrar tudo o que escolheu de material. Crie pastas, subpastas no computador, identifique o material impresso. Utilize as "nuvens" (google drive, one drive, dropbox...) para salvar os arquivos. Pode acontecer de seu computador falhar e você perder tudo, então salve em todos os lugares mais seguros possíveis.



7) Leia, leia, leia...


Se você não gosta de ler, nem era para estar aqui rsrs (sinceridade total). Mas sabemos que você ama ler, escrever, estudar. Então, não teremos este problema, certo? Ah, e não pense em ler e escrever imediatamente. Separe dois dias da semana somente para ler e outros dois para escrever, por exemplo. Assim você evita cair na tentação de ir copiando tudo o que ler e sua escrita fluirá melhor, pois você já estará com o conteúdo na mente.


8) Ame a ABNT


Estude metodologia. Ela será sua aliada e não inimiga, acredite. Até porque você não tem outra alternativa a não ser compreendê-la. Comece a escrever no modelo formatado conforme as regras, ao invés de deixar para formatar tudo ao final. Será muito mais fácil assim, confie em mim.


9) Faça um planejamento e não procrastine


Você precisa estipular prazos, metas e, o mais importante, precisa cumprir tudo. Não deixe para amanhã o que você deveria ter feito ontem.


10) Treine


Há cursos que o TCC precisa ser apresentado, mas não se desespere. Vença a timidez. Estude oratória, linguagem correta, postura. Esqueça os vícios de linguagem. E treine muuuiito! Use os amigos como plateia ou até mesmo sua mãe (mães sempre topam tudo para nos ajudar rsrs).


Dica Bônus: ACREDITE EM VOCÊ!!!


Você é capaz de vencer mais este desafio. Você já chegou até aqui. Lembre-se de tudo que passou. Está quase acabando. Então, não desista agora.


Por fim, queria indicar a vocês um site que me ajudou muito na época do meu TCC da faculdade: o Portal TCCendo. Mas o site foi desativado, descobri isso quando fui criar este post :'( Então enviei um e-mail para Mari Gerent e ela me contou que já criou um projeto novo e, em breve, vai criar um site novo também! É o TCCLab! Com a mesma visão do antigo TCCendo. Vocês já podem curtir a página no face, pois já tem dicas lá e acompanhar quando o site entrar no ar.


É isso aí, gente. Se você tem mais dica ou até dúvida, poste nos comentários. Você também pode mandar um e-mail para tamaravilhosamente@gmail.com ou uma mensagem no campo de contato aqui ao lado. 

Beijos, até mais!

CONVERSATION

10 comentários:

  1. Olá
    vim do agenda dos blogs conhecer seu blog.. e adorei.. ja estou seguindo seu blog, bjs e sucesso
    www.karinapadilha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Karina, tudo bem? Fico muito feliz por receber sua visita e comentário. Obrigada por seguir também. Eu já estou te seguindo, por conta do sorteio lá do Agenda! :D
      Obrigada mais uma vez pela visita e volte sempre! Beijos! Fica com Deus! <3 :*

      Excluir
  2. Primeiro preciso dizer: amei a imagem do professor Girafales hahahahahahahah Eu já tô morrendo de medo do meu, e olha que é só pra ano que vem. Na minha faculdade a gente faz artigo (10 a 15 paginas) e acho que isso é pelo menos um ponto positivo, ne? Menos páginas pra fazer hahahaha Tenho pavor da apresentação e vou ver se até lá melhoro minha timidez e meu medo de falar público... Beijossss <3
    www.amandapaduan.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Amanda! Que bom ver você aqui! :D Pois é menina, não resisti ao professor mais amado de todos hahahaha aaah eu te entendo, mas olha relaxa que vai dar tudo certo. E não esqueça de treinar bastante antes da apresentação, tenho certeza que ficará mais segura e irá arrasar!
      Obrigada pela visita! Volte sempre! <3
      Beijos! Fica com Deus! :*

      Excluir
  3. Oi amada que lindo blog! faço parte do blog Agenda dos Blogs! estou te seguindo! beijinhos
    http://rubiaartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rubia! Que bom que você veio aqui. Fico muito feliz. Seguirei seu blog também. Obrigada pela visita e volte sempre. Beijos! Fique com Deus! <3 :*

      Excluir
  4. Já passei por um TCC e é osso.
    Você precisa arrumar um tema suscinto que realmente abranja TUDO o que queria falar. Por sorte não tive que mudar de tema. Mas conheço quem mude o tema e tudo que o abranje, por mais de duas vezes.

    A ortografia é muito importante. Mas saber apresentar pra banca é que fecha com chave de ouro.

    http://renatacaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, isso mesmo. A apresentação é muito importante para demonstrar o seu domínio sobre o tema. Também conheço gente que precisou mudar de tema, muito ruim isso. Mas apesar de todas as dificuldades do trabalho, ao final é prazeroso vê-lo pronto e ser aprovada, não é mesmo?
      Muito obrigada por seu comentário. Volte sempre! Beijos! Fica com Deus! <3 :*

      Excluir
  5. Amei todas as dicas. Ainda to na metade do meu curso, mas é bom já ir pensando no TCC. E é claro, não encarar como um bicho de sete cabeças!

    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Malu, que bom que você gostou!!! *-* Eu te aconselho isso mesmo, comece a se planejar desde agora para quando chegar a hora de escrever mesmo ser tudo mais fácil.
      Obrigada por sua visita e comentário aqui, linda! Volte sempre!
      Beijos!

      Excluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!

Voltar
ao topo